Você quer melhorar os resultados de seu negócio?
Existem várias formas de tentar explicar esse assunto, porem optei pela forma mais simples.
Imagino que na cabeça da maioria dos leitores desse artigo exista a imagem do "Seu Zé", aquele dono da quitanda do bairro ou da "Dona Maria", aquela dona da cantina do colégio.
Pois bem, mais o que eles têm em comum?
Tanto um quanto o outro tinham, ou ainda tem, aquele "caderninho" onde eram anotadas todas as compras dos fregueses que tinham uma conta (fiado) no comércio. Com esse "caderninho" eles anotavam todos os consumos de cada freguês com as informações: data da compra, produto adquirido e valor do produto. Além disso nesse mesmo "caderninho" existiam as informações importantes dos fregueses, como: nome, endereço, telefone e até mesmo o nome das pessoas que poderiam comprar naquelas contas, normalmente os filhos dos fregueses.
Bom, acabamos de conhecer uma INICIATIVA de CRM.
Com todas essas informações concentradas em um único local, tanto o Seu Zé quanto a Dona Maria e seus respectivos funcionários podiam entender os hábitos de cada freguês. Eles sabiam o período de cada compra, os produtos de interesse, os volumes médios de cada produto comprado, o valor médio de consumo e conheciam até os detalhes de cada família.
Assim eles conseguiam montar uma estratégia personalizada de vendas, com promoções especificas e até manter um estoque ideal pensando no consumo de cada freguês.
A iniciativa CRM Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes), é a estrutura desenhada com o foco em conhecer e entender as necessidades particulares de cada cliente. Desta forma é possível empregar a estratégia de marketing 1 to 1 (cliente por cliente), personalizando os atendimentos.
Porque devemos buscar cada vez mais um número maior de clientes, quando podemos aumentar a nossa participação de negócios dentro de cada um deles?
Aumentando nossa participação de negócios em nossos clientes, podemos aumentar nossas margens, melhorar nossa performance e fidelizar. Sem contar que com isso, precisaríamos de um número menor de pessoas para gerir os negócios.
Para implantar essa “iniciativa” em sua empresa é necessário realizar um trabalho de estruturação de toda a equipe da empresa para que tenham foco no cliente e também uma ótima ferramenta de gestão ERP/CRM.